sexta-feira, 15 de junho de 2012

Resenha: Garota Replay - Tammy Luciano (Novo Conceito

Postado por Unknown às 6/15/2012 11:17:00 PM
Sinopse:
Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...


Resenha:
Já pensou em como você ficaria depois de receber várias notícias bombásticas do tipo: seu namorado te traiu, seu melhor amigo tirou uma foto do momento (para mostrar e provar que o cara não presta!) e levou um belo murro na cara por causa disso, seu namorado - o canalha traidor - MEGA bêbado pegou o carro e bateu feio e por isso ele e um amigo estão em estado grave no hospital e, para completar, existe uma pessoa idêntica a você rodando por aí. Imagina agora saber disso tudo em basicamente um dia... Tenso né?

É exatamente assim que começa a história de Thizi, uma jovem de 20 anos moradora da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro como cenário!! o/) que vive praticamente sozinha já que seus pais vivem viajando pelo mundo e sua única companhia é a empregada chamada Nil, que trancou a faculdade de Administração (e tem um sonho muito secreto de fazer Moda), que tem o melhor amigo do mundo (Tito lindo!) e o namorado mais absurdamente idiota do Universo (Tadeu, afffff).

Tudo muda na vida de Thizi quando ela resolve sair um pouco sozinha para respirar e relaxar depois da confusão Tadeu vs. Tito e curtir o carro novo que ganhou dos pais. Assim, ela vai parar numa boate para tentar aproveitar a noite e dançar nem que seja um pouquinho. Porém, no meio da pista, eis que nossa protagonista a vê. Aliás, se vê. É, ela vê uma cópia dela mesma, uma "replay", só que mais bonita, confiante, segura de si e muito bem vestida (sem falar do cabelo hidratado!). Thizi obviamente fica chocada, sem reação e com um único pensamento: "será que eu tenho uma irmã gêmea e nunca me falaram????".

Claro que na boate rolou muito mais babado entre as duas. Este foi apenas o primeiro de muitos encontros bizarros protagonizados por elas ao longo da história. Entretanto, todos eles possuirão o mesmo propósito até o final do livro: abrir os olhos de Thizi para o caminho certo da felicidade. E eu só posso dizer uma coisa (guardem bem para quando forem ler): nada é o que parece! xD

****
Assim que eu peguei este livro em mãos fiquei pensando com os meus botões: "O que seria uma garota replay?" De imediato fiquei um pouco confusa, mas ao ler a sinopse já me situei um pouco, mesmo que a ideia de encontrar alguém igual a mim (e que não fosse minha irmã gêmea) pareça meio alucinógena. E como eu não sou uma pessoa lá muito normal curti o tema e resolvi embarcar nessa loucura.

Ao longo da leitura fui montando e desmontando teorias para tentar solucionar o mistério. Será que Thizi estava louca? Ou estava sonhando? E se ela estivesse vendo uma pessoa muito parecida com ela apenas? A cada situação nova pela qual nossa protagonista passava com sua cópia melhorada minhas ideias iam se embolando e, por isso, eu resolvi esperar e deixar para entender tudo no final.

E, falando nele, o final me surpreendeu! Nenhuma das minhas teorias da conspiração chegaram nem perto. Claro que a situação geral dá para ser entendida bem antes (mais para o meio do livro), mas o porquê de tudo estar de tal forma só é revelado nos últimos capítulos! E ainda da melhor forma possível e imaginável! :D

“Garota Replay” é bem pequeno (possui 144 páginas) e super gostoso de ler. Tammy Luciano usa uma linguagem juvenil totalmente realista - ou seja, sem exageros de gírias ou frases forçadas -, que pode atingir na medida um público de faixas etárias variadas. A história é narrada em primeira pessoa pela própria Thizi, uma comédia de gente (além de fofa, simples, simpática e atual) que vai fazer muitas meninas se identificarem  facilmente.

Quer uma leitura leve, que fará você se sentir um(a) jovem que vive uma grande e louca aventura em busca de um futuro feliz? Então vem galere! ;)

6 comentários:

Jessica disse...

No começo do livro eu nao gostei muito mas no final eu me surprendi e adorei este livro

Unknown disse...

Gostei desse livro.
É aquela leitura bem relax, divertida e por ser fininho a gente lê rapidinho. A explicação dada no final foi bem interessante.
Quero ler outros livros da Tammy.

Jéssica Gomes disse...

Já ouvi falar bastante nesse livro, já vi vários elogios em alguns blogs por ai, e dizem que esse livro é bem legalzinho, que prende o leitor do começo ao fim, porém ele meio fino. Eu ainda não tinha parado para ler nenhum resenha completa sobre este livro, mas agora que li eu gostei bastante e fiquei curiosa para saber do futuro de Thizi, parece ser bem interessante. A única coisa que não me agradou, foi o fator da capa, que eu achei bem infantil, parecendo com livro de desenho animado, para um livro tão bom era de se esperar uma capa melhor, mas o conteúdo é perfeito.

Atelie Eliane Azevedo disse...

Nossa pelo nome também ficaria confusa com o enredo do livro, mas parece ser realmente uma leitura divertida....

Vanessa Grandin disse...

Vi esse livro na Bienal de 2012 em SP mas acabei não comprando...
Parece ser um livro mais juvenil e não estou no momento pra esse tipo de leitura! Mas se tiver oportunidade, vou ler um dia!

Anônimo disse...

Oie
Esse é um dos livros que está na minha listinha desejados. Embora tenha lido algumas resenhas bem negativas ainda tenho muita vontade de lê-lo.
Ainda não li nada da autora, tenho Claro que te amo, mas ainda não li.
Gostei muito da sua resenha ♥
Beijocas
http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e volte sempre!! :)

PseudoEstante Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review