sábado, 30 de junho de 2012

Resenha - Estilhaça-me + Informações sobre a vinda da Tahereh Mafi ao Brasil!

Postado por Unknown às 6/30/2012 11:49:00 PM
Sinopse:
Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.
Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.
Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.

Resenha:
Se você pudesse escolher um super poder, qual seria? Voar, ficar invisível, ser muito elástico ou ser muito forte? Esses, dentre tantos outros que poderiam estar na lista, seriam considerados bons e inofensivos dons. Porém, o que Juliette é capaz de fazer não é nada menos do que letal e torturante.

Juliette é uma menina de 17 anos que foi aprisionada como louca por conseguir matar pessoas com apenas um toque. Por esse mesmo motivo sempre foi desprezada pelos pais, além de humilhada e segregada na escola, e nunca foi tocada voluntariamente ou carinhosamente por ninguém. Há exatamente 264 dias ela está sozinha em uma cela, com apenas um caderno e uma caneta. Só recebe ocasionais visitas de quem a mantém presa, ou seja, pessoas do Restabelecimento - aqueles que tecnicamente deveriam dar a solução para reordenar o planeta e consertar a natureza de um futuro próximo já completamente destruída. 

Tanta solidão, entretanto, dura até o dia em que um cara (beeeem gato, claro) é jogado no mesmo espaço  com a garota. "Mas por que? O que eles querem com isso?" pensa ela, que passa a surtar horrores com a presença daquela pessoa vagamente familiar e linda e maravilhosa e tão tão intensa que não para de provocá-la. O máximo que eu posso dizer para não soltar spoiler é que o tal garoto se chama Adam e está ligado intimamente ao passado (e agora ao presente e futuro também) de Juliette. Esses dois vão propiciar fortes emoções em muitas cenas maravilhosas! 

Paralelo e enrolado ao casal, temos toda uma ação do Restabelecimento: Warner, o chefão super fissurado e doentio (porém gato também), está fazendo de tudo para usar o poder de Juliette a seu favor como a arma perfeita na opressão e domínio das massas. Ele acredita que o mal e a ambição pelo poder estão em algum lugar adormecidos na menina e vai tentar resgatar tais sentimentos de dentro dela, para fazer com que ela goste de matar. Mas isso não vai ser nem um pouco fácil...

A luta de Juliette pela tão desejada liberdade e pela merecida felicidade está só começando!
****
Confesso que gosto muito de ser imparcial nas minhas resenhas (claro que às vezes dou umas escorregadas... rs) mas com "Estilhaça-me" estou mandando a imparcialidade dar uma voltinha lá na esquina, porque senão isso aqui não sairia nunca!

Antes de qualquer coisa, eu sei que muitas pessoas não gostaram do livro, principalmente nas partes em que o texto foi propositadamente riscado (exemplo: como eu fiz ali em cima falando do Adam). Porém, aos meus olhos, não foi nenhum problema. Muuito pelo contrário! Posso parecer mega tola falando isso, mas nunca tinha lido algo da forma como este livro foi escrito. 

A dinâmica das orações através da repetição de expressões e palavras, a riqueza de metáforas, as frases riscadas que revelavam os pensamentos verdadeiros da protagonista e a própria organização das palavras que se encontravam vez ou outra desobedecendo a linha ou o parágrafo deram todo o tom da história. Por um momento você sente por completo a paranoia de Juliette e quase chega a acreditar que ela é, de fato, louca. Mas em seguida você vê nitidamente o amadurecimento, a determinação e a força dela para lutar contra tudo (passado macabro, Restabelecimento etc etc), e decide definitivamente formar uma boa opinião em cima dessas qualidades.

Durante a minha leitura, eu fiquei vidrada em cada linha. Às vezes a informação era tanta em uma página só que eu me perdia! Quando eu terminei o livro fui avidamente catar informações sobre os próximos da série (sim queridos, temos uma série!) e fiquei muito desesperada por saber que o segundo só vai ser lançado em outubro (segundo o site dela). Quando será que chega no Brasil? #chora

Resumindo, "Estilhaça-me" vai te agradar demais se você gosta das seguintes coisas: Jogos Vorazes, X-Men (qualquer semelhança com esses dois não é mera coincidência!), muito romance e muita aventura! Leia sem moderação e cuidado com a ressaca literária (falo isso por experiência própria...)! 

****
Bom, não sei se vocês estão sabendo, mas a autora Tahereh Mafi vai fazer um tour aqui no Brasil!! \o/ Confere aqui se ela vai passar no seu estado:

Agenda:
Dia 08 de julho (domingo) – Palmas (TO)
Às 15h30min – a autora participará da FLIT (Feira Literária de Tocantins), localizada na Praça dos Girassóis, no auditório para um bate-papo com os fãs e tarde autógrafos no mesmo local.

Dia 09 de julho (segunda-feira) – São Paulo (SP)
Às 17h – encontro com fãs na Saraiva Megastore do Morumbi Shopping, mediado pelo blogueiro Gabriel Moterani do blog http://carolespilotro.blogspot.com.br Para o bate-papo será necessária a confirmação de presença pelo e-mail: contato@editoranovoconceito.com.br com o assunto: Confirmação evento Tahereh Mafi – lembrando que o auditório tem capacidade para 70 pessoas.

Às 18h – noite de autógrafos na Saraiva Megastore do Morumbi Shopping.
Haverá a distribuição de 200 senhas para autógrafos. Serão autografados 02 (dois) livros por senha; outros objetos não serão autografados; fotos não serão permitidas. A Saraiva Megastore terá um fotógrafo oficial e disponibilizará as imagens no endereço: www.saraivaconteudo.com.br



Dia 10 de julho (terça-feira) – São Paulo (SP)
Às 10h30 – Bate-papo com fãs e manhã de autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Bourbon
Rua: Turiassu, 2100 – Barra Funda

Dia 10 de julho (terça-feira) – Curitiba (PR)
Às 19h – encontro com fãs e noite de autógrafos nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium
Av. Presidente Kennedy, 4121 – Portão

Dia 11 de julho (quarta-feira) – Rio de Janeiro (RJ)
Às 16h – bate-papo com fãs, no Hotel Caesar Park
Avenida Vieira Souto, 460 – Ipanema

A Editora pede a todos que cheguem com meia hora de antecedência, se possível, para a retirada de senhas – com exceção dos fãs do Rio de Janeiro, que se encontrarão com a autora no Hotel.

Recadinho aos fãs: caso você já tenha o seu exemplar de “Estilhaça-me”, você poderá levá-lo para que seja autografado!

Eu não fico fora dessa por NADA! Galera do Rio, nos encontramos lá hein!
Grande beijo pessoal!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e volte sempre!! :)

PseudoEstante Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review