segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Resenha - O Casamento (Nicholas Sparks)

Postado por Unknown às 8/06/2012 08:32:00 PM
Sinopse:
O advogado Wilson Lewis é casado com Jane há quase três décadas. Os dois já criaram três filhos e têm uma vida confortável e sem grandes sobressaltos na bucólica cidade de New Bern, na Carolina do Norte.
Porém, quando esquece seu aniversário de 29 anos de casamento, Wilson ameaça a aparente estabilidade da relação. Esse descuido é apenas a gota d’água em uma longa lista de decepções que sua negligência e falta de romantismo já causaram à esposa.
Com medo de que Jane não o ame mais e esteja pensando em deixá-lo, Wilson decide se aconselhar com o sogro, Noah, e mergulha de cabeça em um ambicioso projeto de um ano para reacender a chama de seu relacionamento.
Quando esses 12 meses estão quase no fim, sua filha Anna anuncia que vai se casar dali a duas semanas, exatamente no dia do aniversário de 30 anos de matrimônio dos pais. Agora que a hora da verdade está chegando, o evento se torna a oportunidade perfeita para Wilson descobrir se valeu a pena todo o seu esforço para que ele e Jane voltem a ser felizes.

Resenha:
Como um casal deve agir depois que todos os seus filhos saem de casa e aquele papel de pai/mãe acaba, dando lugar de volta ao papel de marido/mulher? Será que ainda pode existir aquela naturalidade dos primeiros anos de casamento ou o tempo de experiência só servirá para atrapalhar na hora de manter um bom relacionamento? Essas dúvidas ficaram fixas na cabeça de Wilson Lewis quando, logo depois de ter esquecido o aniversário de 29 anos de casamento com Jane (filha de Noah com Allie), ele passou a perceber certos gestos de sua esposa que o levaram a crer que ela não o amava mais como antigamente.

Tudo bem que Wilson esteve praticamente ausente a vida toda se matando de trabalhar para sustentar seus filhos, mas ele jamais se arrependeu de ter casado e montado uma família com Jane. E mesmo com as dificuldades que sempre teve para expressar seus sentimentos (pois nunca foi muito carinhoso ou romântico como seu sogro Noah), Wilson nunca deixou de amar e admirar sua mulher. Mas... E Jane? Será que ela ainda o ama?

O esquecimento de uma data tão importante fez com que Wilson percebesse a possibilidade de estar perdendo o amor de sua vida.  Dessa forma, ele resolve procurar Noah para pedir conselhos amorosos e isso o ajuda na decisão de correr atrás do tempo perdido: no prazo de um ano - ou seja, até a próxima data de aniversário de casamento - Wilson iria se cuidar, mudar para melhor e voltar a se dedicar ao seu relacionamento com o grande objetivo de reconquistar Jane.

E é logo quando o período de um ano está quase acabando que Anna, uma das filhas do casal, anuncia que vai se casar dentro de duas semanas. Conclusão: o evento será no mesmo dia do 30º aniversário de casamento dos seus pais! Para Jane, a notícia veio agitar sua vida de mãe coruja. Já para Wilson, esta será a oportunidade de provar que todos os seus esforços não foram em vão.

****
Eu, como a fã-louca-por-Sparks que sou, assim que descobri que "O Casamento" era a sequência de "Diário de uma Paixão" pensei: preciso deste livro A-G-O-R-A! Graça a Deus e a nossa parceira Editora Arqueiro eu consegui rapidamente ter o meu desejo realizado. Fiquei radiante quando o kit chegou aqui em casa! *-*

Bom, você já deve estar pensando: "Eu sei que ela é apaixonada pelo Nicholas e sei também que 'Diário de uma Paixão' é o livro dele favorito da Ingryd, portanto esta resenha será a parcialidade em pessoa. Ela não vai nem disfarçar!" É aí que você se engana...

"O Casamento" é bom? É, principalmente do meio para o final e nas partes em que o Noah aparece, geralmente conversando com seu genro (essas cenas são constantes e sempre emocionantes).  Mas o início, que quase não possui diálogos e é bem carregado de nostalgia e questionamentos de Wilson em relação à esposa, tende a ser lento e um pouquinho chato. 

A narração em primeira pessoa pela visão de Wilson se divide basicamente em três fases: o presente (em que Noah está na casa de repouso e seus filhos estão casados e bem mais velhos), o passado dele e de Jane (como eles se conheceram, como começaram na namorar, quando casaram e outras lembranças) e o passado de Noah e Allie (que eu admito ter adorado, já que complementa alguns pontos que faltavam na história deles).

Pode até ser que eu não tenha engrenado legal no início, mas no final... Eu não queria parar de ler! Foi um desfecho lindo, digno, incrível e que me fez chorar horrores de emoção e felicidade. E lá vai um recadinho para aqueles que dizem que os livros do Sparks são sempre a mesma coisa: sinto decepcioná-los, mas "O Casamento" é super original em comparação com as outras obras dele, conservando apenas o romance (que é sua característica essencial né!). Para vocês terem uma noção, Wilson não é nem um pouco romântico e desenvolto como outros protagonistas mas, sem dúvidas, é o mais apaixonado de TODOS! 

Conclusão: neste livro vocês vão conhecer as raízes do amor de um casal, vão presenciar o desenvolvimento (ora feliz, ora conturbado) de uma vida a dois e vão ver a reconstrução gloriosa deste casamento que quase ruiu com o tempo. Ele mostra também que devemos nos dedicar ao máximo a quem amamos, procurando nunca decepcioná-las e que, acima de tudo, nunca é tarde para dizer "Eu te amo"! :)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e volte sempre!! :)

PseudoEstante Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review