quinta-feira, 19 de setembro de 2013

XVI Bienal do Rio 2013 - Eu fui!!

Postado por Unknown às 9/19/2013 11:00:00 AM
Depois de dois finais de semanas de Bienal, dois dias seguidos de Rock in Rio e ainda uma vida de universitária a zelar, finalmente consegui sentar para escrever um post decente sobre a minha experiência na XVI Bienal do Livro Rio!!! 


Peço desculpas pela péssima qualidade da foto :(((( Infelizmente não tenho uma câmera boa e não tive tempo suficiente para tirar foto de tudo o que eu queria, mas mesmo assim vou tentar passar para vocês como foi estar no olho do furacão durante os dois sábados do evento. Furacão, tsunami, ciclone, ou a catástrofe que for... Eu só sei que os meus únicos dois dias livres para curtir a Bienal foram, coincidentemente, os dias mais cheios e agitados por lá. 

Saibam que na entrada, logo no gramado do Riocentro, tinha um bonequinho inflável fofo do Menino Maluquinho... Além disso, é válido lembrar que quase todos os estandes são muito parecidos com os de edições anteriores, mas que eles tinham alguma coisa monumental que chamava atenção (como capas de livros e painéis gigantes!). Por exemplo, o estande da Leya trouxe o típico trono da série Game of Thrones, que eu tirei foto em SP na Bienal do ano passado. Já o estande da Novo Conceito tinha livros imensooooss no teto e o da Galera Record trouxe, como sempre, um personagem do jogo e série de livros Assassin's Creed.




É claro que eu só pude perceber que tudo isso existia depois do SUFOCO e correria que passe para conseguir uma senha para o autógrafo do Nicholas Sparks. Vou repetir aqui o mesmo texto que eu coloquei na página do blog no Facebook:

"Resumindo meu primeiro dia de Bienal ontem:
Acordei 5h da manhã, cheguei ao Riocentro 7h30min e fiquei esperando na fila até abrirem os portões do lado de fora. É claro que não adiantou de nada, porque assim que eles foram abertos, todos da fila começaram a correr e desrespeitaram tudo. Essa foi a primeira correria do dia. Logo depois, outra "fila" foi formada nos portões de dentro, e é lógico que ninguém respeitou nada mais uma vez. E esse momento foi um show de horrores: quando eles ameaçavam abrir o pavilhão laranja, o pessoal se apertava. Eu estava no meio da muvuca e passei por momentos de puro desespero. Nunca vi nada TÃO desorganizado na minha vida! Sem contar que as pessoas pareciam animais no estouro da boiada. Vi muita gente perdendo os sapatos, ouvi falar que uma pessoa foi pisoteada, que outra quebrou a perna, e por aí vai... Tudo isso por causa de um autógrafo do Nicholas Sparks. Eu ainda tentei correr para a fila no estande da Editora Arqueiro, e mais uma vez a desorganização reinou. É claro que não consegui uma das 300 senhas, e fiquei desolada por causa disso. Soube de gente que estava vendendo a sua por R$60. Isso é ser fã? No final das contas, depois de muito chororô e revolta, foi anunciado que o Nicholas iria atender a todos os fãs sem senha. Gente, isso seria humanamente impossível, e foi! Eu não iria ficar 5h em uma fila descomunal, sofrer mais aperto e confusão, por causa de UM autógrafo! Chegaram ao ponto que quebrar a porta do auditório em que o autor estava atendendo as pessoas! Foi tudo MUITO triste! 
É claro que eu curti demais a Bienal. Fui em outros estandes, encontrei grandes amigos, conheci gente nova, participei de eventos e consegui outros autógrafos. É isso que é a verdadeira Bienal. Diversão, conhecimento, felicidade. O cansaço é inevitável, mas o desespero não é obrigatório, muito menos necessário.  
Saio deste 31/08/2013 com um pensamento: NUNCA mais passarei por momentos como esse na minha vida. Nenhum autor, cantor, ator ou qualquer famoso que seja vale a pena. Não troco a minha saúde, ou a minha vida, por um pedaço de papel assinado."

Felizmente, o meu primeiro sábado de Bienal não ficou só nisso. Como disse, encontrei vários amigos - gente que eu não via há muito tempo e até que eu não conhecia pessoalmente, mas que estão no meu coração! -,  conheci o pessoal do Marketing de várias editoras e autores nacionais e internacionais. 

Começando pelos amigos, aqui está uma parte da Equipe Envenenada (Tania, Raffa e Math) do blog As Envenenadas Pela Maçã fazendo uma pausa básica no estande da Novo Conceito:


Muito queridas!!!!! S2


Mais uma, agora fazendo companhia na fila de mais um autógrafo para as minhas novas amigas de outros estados!!


Foto do encontro que vem sendo adiado por muito tempo: eu e a linda da Jeh Asato do blog Di Moça! Beijo lindona!

Encontrei mais gente por aí, mas não tirei foto com todo mundo! :( mimimi

E agora, as minhas fotos com as autoras e seus autógrafos em meus livrinhos lindinhos!! hihi




Tammy Luciano, autora de "Claro que te amo!" e "Garota Replay".


Marina Carvalho, autora de "Simplesmente Ana" e "Ela é uma Fera!".

Ainda consegui autógrafo do Eduardo Spohr no meu "A Batalha do Apocalipse" através da amiga Tania (os autógrafos dele rolaram no sábado dia 07/09), mas ainda não peguei meu livro com ela para tirar uma foto! Quando conseguir, posto aqui o/

E os eventos foram muito bons também!! Os estandes estiveram ocupados o dia inteiro principalmente com encontro de blogueiros e encontros de fãs de determinadas séries. Acabei indo a dois deles em cada sábado, tanto na Novo Conceito quanto na Universo dos Livros (Encontro dos fãs da Irmandade da Adaga Negra e da série Midnight Breed). 




Aqui vai um vídeozinho do Hangout feito durante o encontro na Novo Conceito no sábado dia 07/09! Tente me encontrar hahahaha


Falando nisso, o PseudoEstante marcou presença lá no painel de blogs parceiros!!! 



Bom, tirando as paradas para ir nos estandes que tinham fila (como o da Estante Virtual, Intrínseca e Record), nos que não tinham mas que estavam lotados (como o da Planeta, Arqueiro, Novo Conceito e Universo dos Livros) e para comer um sanduba esperto na hora do "almoço", se botar em linha reta a distância que eu andei nos dois sábados ao longo dos pavilhões dá para chegar em São Paulo tranquilamente!! Mas Bienal é isso né gente, quase uma maratona entre a multidão de 60.000 pessoas com barreiras e obstáculos a cada 1 metro hahaha 

No final de tudo, ainda tive que pegar um engarrafamento monster para chegar em casa (porque o Riocentro é longe de tudo e todos) e tomar um relaxante muscular para conseguir andar normalmente no dia seguinte! :s



Dúvidas de que em 2015 "tamo aê" de novo? :D

E o que importa? Que eu vi um monte de gente linda, que eu distribuí marcadores do blog para várias pessoas, que eu peguei autógrafos super bacanas, que eu catei vários livros, marcadores e outras coisinhas... 




E olha o kit que eu fiz para sortear entre quem comentar aqui no post:


Tem a camisa e a baqueta do livro "Bruxos e Bruxas", tem dois bottons, 13 marcadores, 5 livretos, um adesivo do livro "As Bruxas de Oxford", uma tatoo do livro "Peça-me o que quiser" e uma plaquinha de porta da Universo dos Livros! O que acharam? :D

Para concorrer, deixe aqui um comentário bem legal sobre este post. Não esqueça de colocar seu e-mail para que eu entre em contato caso você seja o ganhador!! O sorteio será feito de acordo com a ordem dos comentários, pelo site random.org, no final do dia 02/10/2013! Ah, o resultado também será divulgado aqui neste dia mesmo! 

Ufa!!! Acho que cheguei ao fim da minha saga Bienal 2013! A próxima parada eu ainda não sei qual vai ser, mas espero que seja um evento muito muito bom também! Espero que tenham curtido um pouquinho do que eu vivi! ;)

Beijos,

RESULTADO DA PROMOÇÃO!!

Lista de concorrentes e números:
1 - psergioss
2 - Jeová Fernandes
3 - Nayara Bezerra
4 - Vanessa Grandin
5 - Patricia Gomes
6 - Cris Aragão
7 - ♥♪Jan Araújo♪♥
8 - Bruna Costenaro
9 - Carliane sousa silva

O(a) sorteado(a) foi...

Parabéns Vanessa Grandin!! Vou te enviar um email e você terá até 48h para responder, senão será feito um novo sorteio! 

Obrigada a todos pela participação!! 

12 comentários:

psss1989 disse...

Olá, Ingrid. Amei tem conhecido o trabalho que você faz junto ao Blog PseudoEstante. Espero continuar acompanhando mais novidades, sempre. Tudo de bom nesse caminho que você vem trilhando. Felicidades! e-mail: psergioss@outlook.com

Jeová Fernandes disse...

Tenho muita vontade de ir pra alguma bienal ! Mas na minha cidade não tem ://
Espero poder ir em 2015 !
Adoro ir pra encontros de livro ! *--* Lá só tem pessoas loucas por livros como eu !kkkk

je0va@hotmail.com

Unknown disse...

Eu nunca pude ir a nenhuma bienal, pois moro em uma cidade pequena, mais só de ler
e ter um contato com um pedacinho desse meu sonho
já me deixa feliz.
Lindo post, me fez querer ainda mais ir a uma Bienal *-*
Você conseguiu transmitir um momento especial pra todo leitor
Obrigada !! ♥
nayarab.lima@hotmail.com

Vanessa Grandin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Grandin disse...

Olá Ingryd......
Apesar de toda confusão da Bienal no dia D (31) rsrsrs acredito que mesmo tenha valido super a pena né ?
Eu moro em outro estado e já tinha me programado pra ir....mas acabou acontecendo algumas coisas e não pude ir ...no final acho que foi melhor porque eu ia com a minha família e com essa muvuca não teria sido legal!
Queria muito o autógrafo da Emilly...que bom que conseguiu !!!!
Os marcadores que pegou são lindos....estou com uma invejinha " branca" de você..final eu coleciono e adoro !!!!!
Adorei seu post...deu pra sentir o quanto foi especial !
Beijos !
nessagrandin29@gmail.com

Unknown disse...

Essa Bienal foi fantástica!! Pena que não pude ir, mas de dois em dois anos vou à Bienal de São Paulo... bem que poderia ter todo ano!!
patygomes@hotmail.com

Cris Aragão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris Aragão disse...

A Biemal foi super bacana, eu fui. Mas ao contrário de você eu não encontrei ninguém nem peguei autógrafos, embora tenha visto o Mathew Quick, mas comprei vários livros bacanas e andei bastante apesar de ter evitado os finais de semana que sabia que estariam super lotados.
Maldade sua dizer que a Bienal é longe e tudo e de todos, como moro em Jacarepaguá, ela fica pertinho de mim.
mcrisaragao@gmail.com

♥♪Jan Araújo♪♥ disse...

Ano que vem estou planejando ir a Bienal de SP, este seu post só me deixou com mais vontade ainda, deve ser maravilhoso e deve levar qualquer um a falência também srsrsrsr

@jan_araujo7

Bruna Costenaro disse...

Morri de inveja de td mundo que pode ir a Bienal, eu sou de SP e não consegui ir. Não tanto pelos livros em si, pq tenho pilhas sem ler (como se não fosse comprar mtos rs =P) mas por conta dos marcadores...
Fico contente que vc encontrou alguns autores e pegou autografo, é bom ter a marca de quem escreveu nos livros!

Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

Carliane Sousa Silva disse...

nossa que maravilha! qta coisa bacana! e os autógrafos?! xiq demais principalmente o da Emily Giffin,que divo! morrendo de inveja aq! rsrsrsr pena não ter uma bienal dessas perto de mim...
bjokas!
carlianesud@hotmail.com

Vanessa Grandin disse...

Oba...eu ganhei..que legal!!!!!!
Ingryd..te mandei os dados no e-mail!!!
Muito obrigada!!!!

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e volte sempre!! :)

PseudoEstante Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review